BSCA: vem aí o primeiro curso preparatório oficial de Q-Grader

10/02/2017 às 15:44 h       - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Por Paulo A C Kawasaki, da Ascom BSCA — A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) está na reta final dos trabalhos para o primeiro curso preparatório oficial de Q-Grader, que será realizado, na nossa sede em Varginha (MG), de 14 a 16 de fevereiro de 2017. Ministrado pelo instrutor Jack Robson da Silva, da empresa Just Coffee, o curso está com todas as 18 vagas preenchidas e servirá como treinamento prévio que possibilitará o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida do café.

 

Toda a metodologia desenvolvida pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, em inglês) para a formação de um Q-Grader será repassada aos alunos em três dias de treinamento. Serão realizados exercícios teóricos e práticos que habilitarão o candidato a avaliar a diferença entre cafés de várias origens. O estudante também receberá informações para realizar a prova teórica, mas não realizará a prova no ‘Pré Q-Grader’, pois esse exame é feito apenas no curso de Q-Grader.

 

O grande diferencial desse treinamento é que o aluno sai do ‘Pré Q-Grader’ com uma bagagem de conhecimento que o preparará para a realização do curso oficial de Q-Grader, onde poderá adquirir o certificado. Além disso, o estudante também conseguirá sanar todas as dúvidas ao longo dos três dias do curso preparatório.

 

Uma das novidades para esta edição será o avental utilizado pelos alunos e instrutor, que será o primeiro material a utilizar a nova identidade visual (foto: divulgação BSCA) da Associação, que retrata as mudanças do setor e expressa a força do Brasil, intensificando a brasilidade por meio da utilização de um símbolo mundialmente conhecido, que é a bandeira do Brasil, associado a um ícone tradicional, como a saca de café. O trabalho pode ser conferido no Facebook da BSCA, através do link https://goo.gl/6FJ3Te.


Q-GRADER

A Q-Grader é uma certificação mundial criada pelo Coffee Quality Institute (CQI) para profissionais de classificação e degustação de café. Certificados, os Q-Graders são reconhecidos como provadores de café qualificados, controlados e profissionalmente treinados pelo Instituto.


No Brasil, desde 2014, a BSCA é a entidade In-Country Partner (ICP) do CQI, o que lhe confere o direito de realizar os cursos preparatórios e de formação de Q-Graders do Coffee Quality Institute.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
______________________ BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
Telefones: [35] 3212-4705 / [35] 3212-6302
E-mail: info@bsca.com.br

Alliance for Coffee Excellence SCAA SCAE Specialty Coffee Association of Japan Cafés do Brasil Apex