Fazenda Dona Alayde

DESCRIÇÃO

A Fazenda Dona Alayde está localizada no município de Carmo da Cachoeira, Sul de Minas Gerais, em uma região linda ,de montanhas e solo fértil. Possui 200 ha de área total, 45 ha de café, 25 ha de área de conservação/ reserva natural e pastagens. As condições ideais de clima, solo e altitude proporcionam cafés de aromas agradáveis e sabores equilibrados .

Com a morte prematura de meu pai aos 52 anos, recebi a fazenda como  herança. Com  apenas 18 anos tive que entender que, mais do que trabalhar tinha a responsabilidade de conservar o patrimônio e levar  adiante a  história da minha família  Posso dizer com orgulho, que sou a quarta geração do Coronel João Urbano Figueiredo Filho . Um grande homem, que no século XX recebeu imigrantes italianos em nossas terras como alternativas à escravidão, acreditou na sua força de trabalho e no cooperativismo, fundou o que é hoje a MINASUL (Cooperativa Dos Cafeicultores da Zona de Varginha LTDA) e plantou no seio nossa família o amor e o comprometimento pela a cafeicultura. Todo o processo de produção é executado dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e rastreabilidade, cumprindo normas socioambientais,auditados pelas  certificadoras: Certifica Minas Café , 4C Código Comum da Comunidade Européia.  Este ano em parceria com  o Programa Nucoffee -Sustentia  obtivemos a  Certificação UTZ. As orientações sobre  manutenção , adubação e colheita das lavouras são acompanhadas e monitoradas por agrônomos capacitados e escolhidos  como o responsáveis  técnicos da fazenda. Através das análises de solo e folha das lavouras ele busca a melhor fórmula para as adubações que atendem ao critério do custo/benefício, sempre focado na sustentabilidade da propriedade.

 A Fazenda possui lavouras das variedades Mundo Novo, Catucaí Amarelo e Vermelho e Bourbon Amarelo.

Os funcionários e suas famílias moram na fazenda. Suas casas são conservadas e limpas. O lixo é recolhido, separado e vendido para reciclagem. Os funcionários recebem treinamento do SENAR regularmente, são registrados e orientados sobre o uso de EPI, passam por exames médicos periódicos e possuem seguro de Acidentes Pessoais. As crianças estudam na escola do município. Um ônibus da prefeitura faz o transporte. Não permitimos de forma alguma o trabalho infantil.

Por fim posso afirmar que  procuramos sempre a melhor maneira de produzir um café natural de qualidade, trabalhando com entusiasmo, respeitando as leis trabalhistas, preservando o meio ambiente, driblando as altas e baixas do mercado e as intempéries da natureza.                                                                              

 

Certificações

  • UTZ Certified (válido a partir de 10/08/2017 até 09/06/2018 )

  • https://www.utz.org/
  • A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.
  • Certifica Minas (válido a partir de 03/04/2017 até 04/04/2018 )

  • http://certificaminas.com/
  • É um programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras Mineiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG. Para participar do Certifica Minas Café e incluir a propriedade no processo de certificação, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do seu município.
 

ENDEREÇO

Estrada Municipal Varginha / Carmo da Cachoeira - Zona Rural, Carmo da Cachoeira - MG, 37225-000
(31) 9 9529-4777
 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
 

ÁREA TOTAL

200 ha
 

COM CAFÉ

45 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 950 m
  • Máxima: 1200 m
  • Média: 1000 m