Regiões de produção

O que são cafés especiais | Classificação por tipo e bebida | Regiões e produção

Em um país do tamanho do Brasil, com uma produção de muitos milhões de sacas de café que respondem pelo sustento de cerca de 10 milhões de pessoas, não é fácil achar os melhores cafés especiais. A BSCA escolheu cuidadosamente seus membros entre cafeicultores brasileiros com absoluta dedicação à qualidade para formar um grupo de fazendas que buscam a excelência e que oferecem somente uma fração selecionada de sua produção como cafés especiais de altíssima qualidade.



Tradição, alta tecnologia e, mais importante, o toque pessoal permitem que esse grupo selecionado de cafeicultores, localizados nas melhores áreas para produção de café no Brasil, ofereçam ao mercado os mais finos cafés produzidos no país.

A BSCA está em contato permanente com clientes no exterior e participa ativamente do movimento de cafés especiais em nível mundial, e orienta seus membros sobre como obter o melhor de seus cafés e oferecer produtos que satisfaçam os mais rigorosos padrões de excelência. Os membros da BSCA fornecem seus cafés especiais de acordo com as exigências e necessidades do importador, seja ele um operador independente de "coffee-shop" ou uma cadeia com muitas lojas.

A preparação de um verdadeiro café especial começa com a seleção da área e variedade a ser plantada. O impacto dessas escolhas é essencial, e a qualidade final da bebida não poderá ser modificada depois por práticas culturais ou tipo de processamento.

A escolha do local de plantio relaciona-se com a qualidade do café e a sustentabilidade de seu cultivo. A rigorosa legislação brasileira de proteção ambiental requer um equilíbrio entre plantações, pastagens e florestas. A preservação das florestas naturais é praticada por todos os membros da BSCA, que procuram plantar seus cafezais em áreas contíguas a florestas e preservam as matas ao longo dos rios e riachos e em fundos de vales.

Como as fazendas dos membros estão localizadas numa área geográfica ampla, abrangendo diversas latitudes e climas, a Associação Brasileira de Cafés Especiais fornece cafés com uma gama diversificada de sabores e qualidades.

Os invernos secos dos planaltos da Bahia e Norte de Minas e sua proximidade do Equador favorecem a produção de cafés aromáticos. O Cerrado de Minas Gerais beneficia-se de estações bem definidas, maturação uniforme e muito sol durante a colheita para produzir cafés com perfeito equilíbrio entre corpo e acidez. As montanhas do Sul de Minas e da Mogiana são conhecidas por cafés com corpo e aroma excelentes e uma doçura natural não encontrada em outras partes do mundo. Bom corpo, acidez e doçura em cafés cultivados em regiões altas e cerejas descascados são características da região de Matas de Minas.

BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
______________________ BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
Telefones: [35] 3212-4705 / [35] 3212-6302
E-mail: info@bsca.com.br

Alliance for Coffee Excellence SCAA SCAE Specialty Coffee Association of Japan Cafés do Brasil Apex