Catuaí Vermelho

ORIGEM

Originou-se como produto de recombinação a partir de um cruzamento artificial entre cafeeiros selecionados, pela produtividade, das cultivares Caturra Amarelo, IAC 476-11 e Mundo Novo IAC 374-19, de C. arabica. A hibridação foi realizada em Campinas, em 1949 e o híbrido recebeu o prefixo IAC H 2077. Teve-se em vista transferir para a cultivar Mundo Novo o fator dominante Caturra (CtCt), o qual confere porte baixo, por meio da redução do comprimento dos internódios. Na população F (IAC H2077-2-5), homozigota, CtCt e heterozigota 3 para os alelos Xcxc, responsáveis pela cor do exocarpo, selecionaram-se plantas com frutos de cor vermelha. Aos descendentes desses cafeeiros na geração F e gerações subseqüentes, caracterizados por serem vigorosos 4 e altamente produtivos, deu-se a denominação de Catuaí Vermelho. O termo Catuaí, em tupi-guarani, significa “muito bom”. A cultivar foi lançada para fins comerciais, em 1972, pelo IAC e registrada no Registro Nacional de Cultivares (RNC), em 1999.
 

CARACTERÍSTICAS

Estas cultivares são suscetíveis à ferrugem e aos nematóides, mas possuem elevado vigor. A altura das plantas pode atingir 2,0 a 2,4m, em média e o diâmetro da copa, de 1,7 a 2,1m. Em algumas regiões cafeeiras, como em Patrocínio, MG, essas dimensões podem ser bem maiores. Os internódios são curtos e a ramificação secundária é abundante. O sistema radicular é bem desenvolvido. As folhas novas são de cor verde-clara e as adultas, verde-escuro brilhante. As inflorescências ocorrem em número de 3 a 5 por axila foliar, com três a cinco flores por inflorescência. Usualmente, os dois florescimentos principais ocorrem nos meses de setembro e outubro, e a maturação dos frutos, em maio e junho. O número médio de dias desde a fertilização à maturação completa dos frutos, nas condições de Campinas, SP, é de 230. O peso médio do fruto varia de 1,10 a 1,24 g e o peso médio de 1.000 sementes do tipo chato, de 102 a 123 g. O valor da peneira média é 6,5. A porcentagem de sementes normais, do tipo chato, oscila de 82,3% a 89, 1%. O rendimento é em torno de 50%. A produção média de café beneficiado, em espaçamentos normais, varia de 1.800 a 2.400 kg por ha. Produções de até 6.000 kg podem ser obtidas em anos de elevada produção e em espaçamentos menores. Em plantios adensados ou superadensados, a produtividade anual pode alcançar, em média, até 3.000 kg. Em áreas irrigadas e no espaçamento de 3,8 m x 0,5 m, como ocorre em Barreiras, BA, a produtividade média chega a ser de 3.600 kg/ha. A qualidade da bebida é excelente. A participação da cultivar Bourbon Vermelho em sua formação é de 75%. A uniformidade de uma lavoura de 'Catuaí Vermelho IAC 144' cultivada sob pivô central, está ilustrada na Figura 4.
 
 

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO

As cultivares registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) em 1999 e mais recomendadas para plantio têm os sufixos IAC 15, IAC 24, IAC 44, IAC 51, IAC 72, IAC 81, IAC 99 e IAC 144. Estas cultivares vêm apresentando ampla capacidade de adaptação, sendo boas as produções na maioria das regiões cafeeiras onde estão sendo plantadas. Em razão do pequeno porte, permitem maior densidade de plantio, tornando a colheita mais econômica e facilitando os tratos fitossanitários. Os espaçamentos indicados variam de 2,0 a 3,5 m entre linhas e de 0,5 a 0,6 m entre plantas, com uma planta por cova, nas regiões mais quentes e, nas regiões frias, de 2,0 a 3,5 m x 0,7 a 1,0 m entre plantas. Atualmente, nos espaçamentos adensados, têm-se utilizado 2,0 x 0,5-0,6 m; 2,5 x 0,5-0,6 m; 2,8 x 0,5-0,6 m e 3,0 x 0,5-0,6 m, obtendo-se, assim, produções anuais elevadíssimas, em torno de 60 a 80 sacas de café beneficiado por hectare.
 

FICHA TÉCNICA

PORTE Baixo
COPA Cilíndrica
DIÂMETRO DA COPA Médio
COMPRIMENTO DE INTERNÓDIO Curto
RAMIFICAÇÃO SECUNDÁRIA Abundante
COR DAS FOLHAS JOVENS Verde-claro
TAMANHO DA FOLHA Médio
COR DO FRUTO MADURO Vermelha
FORMATO DO FRUTO Oblongo
TAMANHO DA SEMENTE Médio
FORMATO DA SEMENTE Curto e largo
CICLO DE MATURAÇÃO Tardio
ONDULAÇÃO DA BORDA DA FOLHA Pouco ondulada
RESISTÊNCIA À FERRUGEM Suscetível
RESISTÊNCIA A NEMATÓIDE Suscetível
VIGOR Alto
QUALIDADE DA BEBIDA Boa
PRODUTIVIDADE Alta