Acaiá Cerrado MG 1474

ORIGEM

Esta cultivar pertence também ao grupo Acaiá originalmente desenvolvido pelo IAC. É derivada da cultivar Acaiá IAC 474-1, tendo sido lançada em 1995 pelo Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (EPAMIG-UFLA-UFV). Os trabalhos se iniciaram em Viçosa, com a seleção de plantas individuais na progênie LCP-474-1, que se mostrava muito heterogênea para vários caracteres de interesse. Por meio da seleção entre e dentro de progênies, o material foi avançado e as avaliações realizadas principalmente na região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba de Minas Gerais, região do "Café do Cerrado". Ao final de cinco ciclos de seleção, chegou-se à cultivar Acaiá Cerrado MG 1474.
 

CARACTERÍSTICAS

A cultivar Acaiá Cerrado MG 1474 apresenta porte alto, cafeeiros com copa de formato cônico afilado. Os frutos maduros são vermelhos e grandes e as sementes de formato chato. Apresenta elevada produção, excelente vigor vegetativo, bom enfolhamento o ano todo, com maior concentração de floradas (2-3) no início da primavera. A maturação dos frutos é precoce e uniforme, sementes com elevado percentual de classificação em peneiras altas (17 e acima), característica comercial de grande interesse. Na região do cerrado, tem sido plantada para proporcionar o escalonamento da colheita em áreas cultivadas com as cultivares Catuaí. Dessa forma, tem sido possível maximizar processamento da colheita bem como melhorar a qualidade da bebida, devido à possibilidade de se colher maior quantidade de frutos cereja.
 

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO

A cultivar Acaiá Cerrado MG 1474 tem despertado o interesse dos cafeicultores para o plantio adensado, em razão do seu menor porte (3,1m de altura) reduzido diâmetro de copa (aproximadamente 1,90m) e arquitetura adequada. São recomendados espaçamentos entre 2,0 a 2,5 metros entre fileiras e de 0,60 a 0,80 m entre plantas na linha. Embora o material tenha porte alto, com o manejo por meio de podas programadas (a cada 4 a 5 colheitas), tem sido possível obter altas produtividades nessas condições de plantio e tem sido considerada adequada para a colheita mecanizada.
 

FICHA TÉCNICA

PORTE Alto
COPA Cônica ou cilíndrica
DIÂMETRO DA COPA Médio
COMPRIMENTO DE INTERNÓDIO Longo
RAMIFICAÇÃO SECUNDÁRIA Baixa
COR DAS FOLHAS JOVENS Bronze
TAMANHO DA FOLHA Médio
COR DO FRUTO MADURO Vermelha
FORMATO DO FRUTO Oblongo
TAMANHO DA SEMENTE Grande
FORMATO DA SEMENTE Longo e estreito
CICLO DE MATURAÇÃO Precoce a médio
ONDULAÇÃO DA BORDA DA FOLHA Pouco ondulada
RESISTÊNCIA À FERRUGEM Suscetível
RESISTÊNCIA A NEMATÓIDE Suscetível
VIGOR Alto
QUALIDADE DA BEBIDA Boa
PRODUTIVIDADE Alta