IPR 98

ORIGEM

Originou-se do cruzamento entre Coffea arabica Villa Sarchi CIFC 971/10 e o Híbrido de Timor CIFC 832/2, realizado no Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), em Portugal, onde recebeu a denominação de H 361. A geração F (H 361-4) foi recebida pelo Instituto 2 Agronômico de Campinas (IAC), que a denominou LC 1669. Em 1975, o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) introduziu a geração F (LC 1669 3 Ep127 c.31), que passou a ser denominada PR75163. Dessa progênie de 24 plantas, foi selecionada a planta 21, dando origem à progênie F , 4 PR75163 – 21, que deu origem à progênie F , PR LF 75163 – 21 – 10 (IPR- 5 98), selecionada por ter maior ramificação.
 

CARACTERÍSTICAS

Cultivar do germoplasma Sarchimor, de porte pequeno, vigor vegetativo similar ao da cultivar IAPAR-59 e com resistência completa e duradoura a mais que 45 raças de ferrugem existentes mundialmente. Apresenta formato da planta cilíndrico-cônico similar ao da Acaiá, tamanho da folha médio para grande (pouco menor que 'Catuaí') e diâmetro da copa e comprimento dos internódios similares aos da 'IAPAR-59'. Suas principais diferenças em relação à IAPAR-59 são: maturação dos frutos mediana, um pouco mais tardia que 'IAPAR-59', escalonando a colheita com economia de mão-de-obra e infra-estrutura e reduzindo o risco de chuva na colheita. Intensidade de ramificação plagiotrópica (lateral) alta, mais que do 'Catuaí'. Mais adaptada a solo pobre e calor do que a 'IAPAR- 59'. Tamanho dos grãos médio, similar aos da 'Catuaí', de frutos vermelhos (Figura 9 B) e brotos de cor verde. Boa qualidade de bebida e alta produtividade.
 

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO

Representa uma opção de cultivar com resistência parcial à ferrugem e maturação dos frutos semitardia para escalonamento de colheita em regiões com altitudes abaixo de 500m, no Paraná e temperatura média anual entre 20ºC a 22ºC. É indicada para cultivos adensado e semiadensado. Como esta cultivar é muito ramificada, é preferível que o espaçamento entre as plantas seja maior do que o recomendado para a IAPAR-59 e, além disso, o diâmetro da copa de IPR-99 é um pouco maior do que esta cultivar. Os espaçamentos entre plantas podem ser em torno de 0,75m.
 

FICHA TÉCNICA

PORTE Baixo
COPA Cônica
DIÂMETRO DA COPA Médio
COMPRIMENTO DE INTERNÓDIO Curto
RAMIFICAÇÃO SECUNDÁRIA Abundante
COR DAS FOLHAS JOVENS Verde
TAMANHO DA FOLHA Médio
COR DO FRUTO MADURO Vermelha
FORMATO DO FRUTO Oblongo
TAMANHO DA SEMENTE Médio
FORMATO DA SEMENTE Curto e largo
CICLO DE MATURAÇÃO Médio
ONDULAÇÃO DA BORDA DA FOLHA Pouco ondulada
RESISTÊNCIA À FERRUGEM Altamente resistente (imune)
RESISTÊNCIA A NEMATÓIDE Suscetível
VIGOR Médio
QUALIDADE DA BEBIDA Boa
PRODUTIVIDADE Alta