Fazenda Nossa Senhora de Fátima - Grupo Saquarema

DESCRIÇÃO

No ano de 1999, a Fazenda Nossa Senhora de Fátima – Grupo Saquarema Agrícola Cerrado, que já produzia cafés diferenciados, optou em produzir de forma justa e ecologicamente correta. Começou a produzir Cafés Orgânicos Especiais, tomando uma série de ações para não poluir e degradar o meio ambiente, dando melhores condições de vida aos colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Em 2002, passou a fazer parte do Grupo, a Fazenda Saquarema – Grupo Saquarema Sul de Minas, iniciando-se a implantação de mais um projeto de produção orgânica; este foi mais um passo importante para maior sustentabilidade do Grupo Saquarema.

Atualmente, as duas fazendas produzem cafés orgânicos, buscando o compromisso com a qualidade de vida atual e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A viabilidade econômica da produção orgânica, aliada aos conhecimentos e experiências adquiridos, contribuíram para o grande salto do Grupo Saquarema, que se firmou neste nicho de produção sustentável que cresce atualmente em torno de 20% a.a. em todo o mundo.

Acompanhando o cenário mundial e diante da importância de florestas plantadas para a celulose, siderurgia e madeira, o Grupo Saquarema, buscando atender a redução do efeito do aquecimento global, implantou em suas fazendas o plantio de eucalipto.

O plantio de eucalipto é uma solução para diminuir a pressão sobre as florestas nativas, viabilizando a produção de madeira para atender as necessidades da sociedade com bases sustentáveis.

Trata-se de uma contribuição ainda maior para a preservação das matas nativas, combate ao aquecimento global e ao apagão florestal. As áreas cultivadas nas Fazendas do Grupo Saquarema contemplam áreas de reserva legal e de preservação permanente.

Em junho de 2011, o Grupo Saquarema, atento à continuidade da qualidade, rastreabilidade e segurança na “cadeia café”, buscou uma nova parceria junto ao AGA- Armazéns Gerais Araxá, localizado na cidade de Araxá- MG. Este armazém garante que o produto nele armazenado e processado, esteja de acordo com as normas da agricultura orgânica (BR, NOP, JAS, CE e UTZ Certified e Rainforest).

A Fazenda Nossa Senhora de Fátima – Grupo Saquarema Agrícola Cerrado está situada na cidade de Perdizes, região do Alto Paranaíba, Cerrado de Minas Gerais, Brasil. O café orgânico nela produzido é oriundo de plantas selecionadas de variedade arábica. Todo o processo desenvolvido na propriedade é acompanhado criteriosamente por um Engenheiro Agrônomo/técnico, o que assegura ao café um constante padrão de qualidade e paladar.

Todas as atividades são voltadas para atender a demanda de compostos orgânicos, dando sustentabilidade para a produção de Cafés Orgânicos.

Os cafés produzidos na Fazenda Nossa Senhora de Fátima – GSAC têm na sua bebida características marcantes do cerrado como um bom corpo, acidez delicada e sabor achocolatado.

A Fazenda Nossa Senhora de Fátima – Grupo Saquarema Agrícola Cerrado e Fazenda Saquarema – Grupo Saquarema utilizam métodos modernos, que vão desde o plantio, tratos culturais, colheita aos processos de secagem, beneficiamento e armazenamento do café.

É feita a colheita seletiva dos grãos que atingiram o ponto de maturação ideal - cereja. A colheita é feita a dedo, separando o nascente do poente, o que garante a condição de padronizar os vários estágios de maturação: grãos cereja dos verdes e secos.

As demais colheitas são feitas através da derriça no pano e de colheita mecanizada, para que os grãos não tenham contato com microrganismos no solo.

Na Fazenda Nossa Senhora de Fátima – GSAC, o clima seco na época da colheita, a irrigação programada das lavouras, o escalonamento da colheita, a secagem diferenciada dos cafés orgânicos em terreiros suspensos e estufas são, também, fatores fundamentais que contribuem para as melhores características dos cafés orgânicos especiais.

A classificação e degustação dos grãos são feitas na própria fazenda. Com o acompanhamento, durante todo o ano agrícola, passo a passo, das lavouras, talhões, quadras e lotes separadamente, os cafés saem da propriedade rastreados e acompanhados de laudos de origem e certificados.

O resultado de todo esse processo é visto na xícara: uma bebida doce, aromatizada, encorpada, achocolatada ou cítrica, que busca sempre o equilíbrio de um bom café em toda a sua análise sensorial.

O lado ambiental

A preservação ambiental é prioridade na Fazenda Nossa Senhora de Fátima – Grupo Saquarema Agrícola Cerrado. A produção é desenvolvida sem o uso de agrotóxicos, de forma ecologicamente correta.

Reflorestamento com árvores frutíferas e nativas, cuidados com a fauna e a flora presentes em suas matas nativas, proteção das nascentes, controle biológico de pragas, racionalização de energia e coleta seletiva, são dedicações constantes na propriedade.

Todos os resíduos provenientes dos benefícios do café são associados aos resíduos da bovinocultura, ovinocultura e suinocultura e transformados numa rica compostagem que é reincorporada ao solo, deixando-o equilibrado, sem comprometer os mananciais de água.

Através de programas e projetos, monitorados diariamente, a fazenda mantém a integridade dos ecossistemas localizados dentro de sua propriedade.


 

Certificações

  • Rainforest Alliance Certified (válido a partir de 17/10/2015 até 16/10/2018 )

  • http://www.rainforest-alliance.org/business/certification-verification
  • Certificação Rainforest Alliance ajuda produtores produzirem lavouras melhores, adaptar a mudança climática, aumentar produtividade e reduzir custos. Estes benefícios fornecem empresas com um suprimento estável e seguro de produtos certificados. Fornecimento com produtos certificados Rainforest Alliance também ajuda empresas atenderem expectativas de clientes e proteger a credibilidade das suas marcas. No centro de certificação Rainforest Alliance é a missão de criar um futuro melhor para pessoas e natureza tornando comércio responsável como o novo normal.
 

ENDEREÇO

Rodovia 462, KM 46 - Estrada Perdizes/Patrocínio - Zona Rural, Perdizes - MG, 38.170-000
(34) 3663-1912
 
 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
  • Pulped Natural
 

ATRIBUTOS

  • Aroma
    -
  • Acidez
    -
  • Corpo
    -
  • Sabor
    -
  • Finalização
    -
 

ÁREA TOTAL

370.33 ha
 

COM CAFÉ

255.27 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 900 m
  • Máxima: 1000 m
  • Média: 950 m