'' Brazil. The Coffee Nation

Sítio Forquilhas Reunidas

DESCRIÇÃO

Nossa história.

 

É impossível contar a “nossa” história sem antes fazer referência e enaltecer os nossos antepassados italianos que desbravaram esta terra.

Andradas, município localizado no sul de Minas Gerais, a apenas 08 km da divisa com o Estado de São Paulo, é emoldurada pelas serras que cercam o vulcão de São Domingos que fica no planalto de Poços de Caldas.

Foi nesta terra de clima ameno e beleza rara (dizem que parecida com certas regiões da Itália), que nossos antigos nônos e nonas estabeleceram suas raízes para aqui criar seus filhos, netos e bisnetos, construindo uma história de muito sacrifício, dedicação e perseverança. Também foi, na cultura do café e do vinho, que eles encontraram o meio para prover o sustento de suas famílias, sem contudo perceber que aquelas atividades teriam continuidade por diversas gerações de seus descentes.

Somos a 4ª geração desses italianos a lidar com a cultura do café, evidentemente numa época e realidade totalmente diferentes daquelas enfrentadas por eles quando aqui chegaram no século XIX, trazendo em sua bagagem apenas algumas “mudas de roupas” e muita coragem para enfrentar o desconhecido.

Nossa pequena propriedade, sítio Forquilha I, com apenas 7,8 ha de café, está na família há aproximadamente 100 anos e de lá para cá muita coisa mudou.

Ao assumirmos a administração da propriedade em 2007, optamos por fazer a mais completa renovação dos talhões de café que já contavam com mais de 40 anos. Foram implantadas cultivares mais produtivas e reconhecidamente adaptadas ao nosso microclima regional. Em meio ao processo de renovação das lavouras procuramos melhorar a estrutura de pós-colheita, construindo terreiros para secagem, barracão para armazenagem do café produzido e galpão para guardar máquinas e equipamentos. Lavador, secador, terreiros suspensos, foram instalados e construídos, enfim, um investimento que conferiu à propriedade infraestrutura necessária para a produção de cafés de qualidade.

Paralelamente a este processo de implantação de melhorias, buscamos nos aprofundar em conhecimento, participando de “Dias de Campo”, palestras, feiras, cursos, etc., uma verdadeira imersão no mundo do café que nos permitiu ter acesso ao que há de melhor em tecnologia e processo de trabalho.

Foi numa dessas palestras que aprendemos a fazer o mapeamento dos talhões com o propósito de identificar o potencial de qualidade de cada um. Para nós foi uma grande surpresa quando descobrimos, através desse mapeamento, que todos os talhões de nossa pequena propriedade tinha potencial para a produção de cafés especiais com pontuação acima de 83 pontos. Mais surpresos ficamos ainda quando descobrimos que dentre os 07 talhões até agora existentes, um em especial, possuía característica única que lhe conferia, já no primeiro ano de produção, 86 pontos em classificação realizada pela SMC da COOXUPÉ.

Em 2019, um segundo imóvel rural foi adquirido ao lado do sítio da família e uma coincidência até então desconhecida nos encheu de alegria. Em meio ao processo burocrático de transferência da propriedade, descobrimos que o novo imóvel também se chamava Sítio Forquilha.

A partir daquele momento, os sítios Forquilha I e II, muito embora em unidades distintas, deram origem à denominação Forquilhas Reunidas.

Não paramos por aí, era preciso repensar nossa atividade sob o ponto de vista do tripé da sustentabilidade (social, ambiental e financeiro).

Nosso passo seguinte foi aderir ao programa CERTIFICA MINAS do Governo do Estado de Minas Gerais. As adequações físicas necessárias para o cumprimento dos itens do checklist foram ocorrendo uma a uma, o que nos fez perceber que muitas das exigências do programa já estavam em implantação de forma natural, fruto da consciência e responsabilidade inerentes para com o próximo e o meio ambiente, especialmente as futuras gerações.

 

Conquistar o certificado deste importante programa foi uma grande vitória, pois foi através dele que conseguimos organizar nossa propriedade e adequá-la aos padrões de sustentabilidade, qualificando nosso produto para entrar em mercados mais exigentes, além de nos credenciar a buscar outras certificações.

 

Hoje, buscamos fortalecer todos os processos até então implantados, perseguindo dia a dia o aperfeiçoamento das técnicas de produção para alcançar novos mercados com produtos cada vez melhores.

 

Estamos prontos para seguir em frente.


Certificação:

http://www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas/website/index.php/pages/cert-cafe

 

 

 

Certificações

  • Certifica Minas (válido a partir de 24/11/2022 até 24/12/2023 )

  • http://www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas/website/index.php/pages/cert-cafe
  • É um programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras Mineiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG. Para participar do Certifica Minas Café e incluir a propriedade no processo de certificação, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do seu município.
 

ENDEREÇO

KM 14 da estrada municipal da serrinha - Bairro dos Felisberto, Andradas - MG, 37795-000
 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
 

ÁREA TOTAL

38.273 ha
 

COM CAFÉ

7.8 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 900 m
  • Máxima: 1050 m
  • Média: 980 m