Fazendas Sertão

DESCRIÇÃO

A Fazenda do Sertão foi a primeira fazenda do Grupo Sertão. Com mais de 100 anos de tradição, foi pioneira na plantação de café no município de Carmo de Minas. A localização geográfica e altitude fazem dessa fazenda uma referência regional, com uma das fazendas com maior índice pluviométrico. Residem na fazenda 34 famílias com aproximadamente 145 pessoas morando em casas cedidas pela propriedade, sem qualquer ônus para os funcionários, com instalações de água e luz, onde recebem, além do salário acima do mínimo, leite, café, condução e remédios. Existe também na Fazenda uma escola municipal e também participa do Programa de Saúde da Família mantido pelo governo, uma linha telefônica para atender todos os funcionários, um campo de futebol para a prática do esporte e represa para pesca. Nazareth Dias Pereira é uma produtora associada da Aprocam, uma associação que prioriza a melhoria da qualidade e o comércio de cafés especiais, e cooperada da Cocarive.

A colheita é feita manualmente e com pano para evitar que os grãos entrem em contato com a terra; são transportados para secagem duas vezes ao dia, onde são lavados, descascados e esparramados no mesmo dia. Depois vão para secador, daí para tulhas de descanso, voltam para secador e com 10,5% de umidade vão para tulhas definitivas por 30 dias para descanso e finalmente são beneficiadas e depois depositadas na Cooperativa, onde será feita a classificação definitiva de padrão. O café é lavado e descascado utilizando processo de reciclagem e uso racional da água, os resíduos são transferidos para tanques de decantação e depois retornam à lavoura.

Atualmente a Fazenda Sertão é dotada de uma infraestrutura moderna, com máquinas e benfeitorias de primeira linha. Seguindo a filosofia de aprimorar continuamente a qualidade dos cafés produzidos, são realizadas frequentemente visitas a várias entidades nacionais e internacionais e a troca de experiências com outros produtores na busca de altos padrões de qualidade dos cafés. Todos os lotes de café são provados e acompanhados ano a ano. A produção de cafés especiais exige muita atenção e dedicação do produtor. A rastreabilidade se torna algo indispensável, tanto para entender a propriedade e o produto, quanto para tomar decisão sobre a substituição ou não de uma lavoura e opção por variedades a serem plantadas.

 

Certificações

  • Certifica Minas (válido a partir de 30/11/2017 até 19/11/2018 )

  • http://certificaminas.com/
  • É um programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras Mineiras, que tem por objetivo atestar a conformidade das propriedades produtoras com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao café mineiro consolidar e conquistar novos mercados. O Certifica Minas é um Programa Estruturador do Governo de Minas. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Emater-MG. Para participar do Certifica Minas Café e incluir a propriedade no processo de certificação, o produtor deve procurar o escritório da Emater-MG do seu município.
 

ENDEREÇO

Rua Virgilio Alves Pereira 156 - Novo Horizonte, Carmo de Minas - MG, 37.472-000
(35)3334-1168
 

PROPRIETÁRIO

 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
 

ATRIBUTOS

  • Aroma
    -
  • Acidez
    -
  • Corpo
    -
  • Sabor
    -
  • Finalização
    -
 

ÁREA TOTAL

800 ha
 

COM CAFÉ

246 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 1000 m
  • Máxima: 1300 m
  • Média: 1150 m