De 16 a 18 de novembro, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizou, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", os Campeonatos Brasileiros de Brewers e Cup Tasters, durante a Semana Internacional do Café - SIC 2022, em Belo Horizonte (MG).
O novo campeão brasileiro de Brewers, competição focada no preparo de café pelo método filtrado e manual, utilizando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado, é Garam Um (foto à direita), da Um Coffee Co., de São Paulo (SP). O segundo lugar ficou com Gabriel Agrelli, da Daterra Coffee/Abigail Coffee, de Campinas (SP), e o pódio foi completo por Rubens Vuolo, da Amado Grão, de Cuiabá (MT). Com o título, Garam será o representante do Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que será realizado na World of Coffee, em Atenas, Grécia, de 22 a 24 de junho de 2023.
"Quero agradecer à BSCA, à equipe e aos voluntários que participaram da competição. O evento é incrível e todo esse processo competitivo é sempre puxado, muito corrido. Comecei a preparação em julho, fui treinando diariamente, escolhendo receita, fazendo processos de extração para poder chegar nesse resultado. Estou muito feliz. Poder representar um país tão grande como o Brasil, no Campeonato Mundial, é uma grande honra", celebra Garam.
No Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, que avalia a habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas, levando o menor tempo possível, o novo campeão é José Augusto Oliveira Naves (foto à esquerda), da Nutrade, de Varginha (MG). Em segundo lugar vem Caio Henrique dos Santos Reis, da Natércia Comércio de Café, de Natércia (MG), e, em terceiro, Dionatan Antunes de Almeida, das Fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas (MG). Naves representará o Brasil na competição mundial da modalidade, que também ocorrerá na World of Coffee, em Atenas.
"Chegar até aqui, ser campeão brasileiro de prova de café não foi fácil. Bater 48 pessoas que são dedicadas ao café, que amam o café, que sabem distinguir bem um café do outro... Construí-me para a competição mantendo a calma, trabalhando muito a parte mental e o controle emocional, tendo o coração desacelerado. Isso foi o que me deu condição de passar as quatro etapas, desde a fase classificatória até a final, e levantar o troféu", conta o vencedor.
Naves, que prova café há quase 20 anos, se diz apaixonado pelo produto, mas revela que não é apenas isso que faz um campeão. "A gente precisa de equilíbrio mental e emocional para estar na competição. Isso não é só um campeonato, é um desafio pessoal e profissional, porque te instiga a romper barreiras e medos e faz com que você supere alguns deles para se construir e se moldar cada vez mais como profissional dedicado à qualidade do café. Hoje foi meu dia, sagrei-me campeão e queria agradecer a todos pela torcida e à BSCA por proporcionar isso", completa.
Para Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, é gratificante acompanhar a evolução dos baristas brasileiros a cada campeonato, pois demonstra que vem sendo percorrido um caminho correto, com foco na qualificação desses profissionais. "Eles se dedicam e entregam resultados cada vez melhores ano a ano. Proporcionar as competições, estimular e ajudar na capacitação é um dos pilares estratégicos da promoção do café brasileiro, pois demonstra o nosso trabalho de evolução da qualidade, evolução dos profissionais brasileiros e a excelência dos cafés especiais", destaca.
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
Atualmente, o projeto tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br