Estreitar o caminho entre produtores e compradores de cafés produzidos com excelência, esse é o objetivo da Primeira Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados, que será realizada, de 16 a 18 de novembro, durante a Semana Internacional do Café - SIC 2022, em Belo Horizonte (MG), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Os produtores e compradores interessados em participar da iniciativa devem ler o regulamento
(https://cnabrasil.org.br/storage/arquivos/pdf/dtec.regulamento.cafes.diferenciados.VOficial.pdf) e fazer sua inscrição, até o dia 7 de outubro, no link
https://www.cnabrasil.org.br/form-cafes-diferenciados-2022.
Como produtores, podem participar os cafeicultores com propriedade rural no Brasil e produção de cafés com diferenciais de agregação de valor comprovados, como especiais, variedades raras e exóticas, certificações de sustentabilidade, femininos, Indicação Geográfica, entre outros. Para os compradores, a participação é aberta a empresas com sede e/ou filiais no país, as quais tenham interesse em estabelecer canais diretos de comercialização com o produtor, reconhecendo a agregação de valor aos diferenciais do café ofertado.
A comissão organizadora da Rodada de Negócios fará a pré-seleção dos produtores para a participação de acordo com o cumprimento das regras descritas no regulamento. O cafeicultor selecionado deverá enviar as amostras dos lotes de café pelos Correios ou por empresa transportadora, até o dia 25 de outubro, a endereço que será informado aos selecionados.
Para o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, iniciativas como esta vêm ao encontro de um dos focos de atuação da entidade, que é a aproximação dos compradores aos produtores de cafés especiais. "Promover a diversidade, a qualidade e os diferenciais dos cafés produzidos com excelência pelos brasileiros junto a empresas e grandes redes do setor é uma forma de ampliar os canais de comercialização, com venda direta, e contribuir para agregar valor ao produto, fomentando a sustentabilidade econômica a esses produtores que cultivam com respeito ao social e ao meio ambiente" destaca. Além disso, acrescenta: “para a comprovar os atributos sensoriais e a classificação de café especial com pontuação mínima de 80 pontos é aceito o certificado de associado da Brazil Specialty Coffee Association – BSCA na categoria produtor e/ou laudo de análise sensorial de café proveniente do estabelecimento rural inscrito no Projeto e que tenha sido emitido por profissionais ou instituições autorizadas, conforme metodologia oficial da SCA.”
A rodada de negócios será realizada, presencialmente, na Semana Internacional do Café – SIC 2022. Serão disponibilizadas, durante a iniciativa, instalações adequadas para reuniões entre produtores e comparadores, com estrutura que possibilite a conferência das amostras de café e a prova de xícara. As seções de cupping terão duração máxima de uma hora e todos os participantes receberão uma agenda completa com datas, horários e indicação das categorias de diferenciais das amostras participantes de cada seção de degustação. Para esclarecimento de dúvidas, a CNA disponibiliza o e-mail c.agricola@cna.org.br.
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br