Empresários brasileiros do setor de cafés especiais realizaram US$ 19,719 milhões em negócios presenciais e esperam concretizar mais US$ 87,480 nos próximos 12 meses, podendo obter US$ 107,2 milhões com a participação na World of Coffee, realizada pela Specialty Coffee Association (SCA) em Genebra, Suíça, entre 26 e 28 de junho de 2025. A participação da delegação nacional no evento se deu como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O volume desses negócios se deu através de 921 contatos comerciais, sendo 561 novos, que foram realizados no estande do país na feira, que é considerada a maior para cafés especiais da Europa. Em relação à edição anterior, ocorrida em Copenhague, Dinamarca — 782 contatos, sendo 463 novos —, esse relacionamento comercial apresentou crescimento de 18%.
Ao todo, 31 empresários da comunidade do café especial do Brasil, representando produtores, cooperativas e exportadores, marcaram presença na World of Coffee, fazendo networking e negócios no espaço que BSCA e ApexBrasil disponibilizaram a eles, com bancadas individuais, sala de reuniões e brew bar em um estande coletivo, onde também foram realizadas sessões de cupping, encontros, contatos comerciais e negócios.
No brew bar, foram servidos cafés especiais de diferentes origens produtoras, com pontuação superior a 86 pontos, representando a diversidade sensorial do país. Eles foram cultivados por associados da BSCA e cafeicultoras brasileiras, fomentando a valorização da atuação feminina na atividade. O espaço também contou com uma experiência sensorial guiada pela especialista Letícia Paiva, conectando cafés especiais brasileiros a ingredientes típicos nacionais, como rapadura, castanhas e frutas, ajudando a promover o terroir do Brasil de forma sensorial e educativa.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, recorda que a apresentação do produto de várias regiões cafeeiras visa fortalecer a imagem de diversidade, alinhada à sustentabilidade, à qualidade e à rastreabilidade existentes no Brasil e oferecer ao público uma imersão que vai além das experiências sensoriais. “Temos levado à realidade dos consumidores europeus novas origens produtoras, cultivares, processos de produção, colheita e pós-colheita, além de características unas, típicas de cada uma dessas regiões, e a história dos produtores e dos cafés especiais dessas origens. Como a Europa é o principal mercado do setor de café especial brasileiro, a World of Coffee é o cenário ideal para fortalecermos esse posicionamento focado em diversidade, sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade”, explica.
MISSÃO COMERCIAL DAS MULHERES PRODUTORAS
As atividades de promoção e negócios em Genebra também incluíram uma missão comercial exclusiva para mulheres produtoras, iniciativa desenvolvida pelo projeto de BSCA e ApexBrasil em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, em inglês) nos dias anteriores à feira. A missão reuniu produtoras com diferentes perfis e teve o objetivo de proporcionar intercâmbio, visibilidade e oportunidades de negócios.
A programação incluiu visitas técnicas a torrefações e cafeterias de referência no mercado suíço, como Mame e Horace, onde as cafeicultoras puderam conversar com os proprietários a respeito do comportamento do consumo local, valorização das certificações, marketing e a percepção existente sobre o café brasileiro pelos consumidores.
Para compreender a dinâmica de compra, exposição e comunicação dos cafés especiais no varejo suíço, foram realizadas visitas a outros estabelecimentos, como Filomena, The Barista Lab e Universe Specialty Coffee Shop. Também houve um encontro institucional na Organização Mundial do Comércio (OMC), com debate sobre desafios do setor cafeeiro no cenário global, especialmente para as mulheres na produção.
A derradeira ação invadiu o cronograma da feira, com a realização de um cupping exclusivo no estande do Brasil na World of Coffee, que teve foco nos cafés das produtoras participantes, todos certificados pela BSCA. A sessão de degustação contou com a presença de compradores internacionais e teve como ponto alto a participação da presidente executiva da Swiss Sustainable Coffee Platform, Anita Aerni, que promoveu um bate-papo com as cafeicultoras brasileiras sobre projetos conjuntos e os desafios da sustentabilidade na cadeia produtiva.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A BSCA, como promotora e gestora da comunidade de cafés especiais no Brasil, em constante conexão com a comunidade global, tem a finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, de elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. A Associação foi pioneira na certificação e rastreabilidade dos cafés especiais brasileiros, por meio de selos de controle de qualidade, numerados individualmente e disponibilizados aos consumidores, e é a principal referência para os padrões que norteiam a certificação e o monitoramento de lotes de cafés especiais no Brasil.
Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.
©2025 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br