Thiago Sabino é o novo campeão brasileiro de preparo de cafés especiais

Barista venceu o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup no último fim de semana e será o embaixador dos cafés especiais do país no mundial da categoria, na Indonésia


O barista Thiago Sabino (ao centro na foto), da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP), é o novo vencedor do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, a competição, que aconteceu de 20 a 22 de março, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), testou a habilidade de baristas de todo o país no preparo do café especial filtrado.

 

Sabino foi o competidor que, em 10 minutos, apresentou o melhor desempenho no preparo e na apresentação do café especial, através do método filtrado. O pódio foi completado pelo vice-campeão Gabriel Agrelli (foto à dir.), da Daterra Coffee / Abigail Coffee, de Campinas (SP), e pelo terceiro colocado Daniel Vaz (foto à esq.), da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ).

 

“Depois de sete anos desde meu último título nacional, havia declarado minha aposentadoria dos campeonatos, mas o fogo que ardia dentro de mim não havia se apagado. Não pude resistir à tentação de voltar aos palcos e, no ano passado, retornei com fome de vitória, mas a derrota na semifinal me deixou com um gosto amargo. Não estava satisfeito. Prometi que voltaria mais forte e determinado do que nunca. E aqui estou, campeão brasileiro de Brewers Cup 2025! É um sentimento indescritível, uma mistura de alegria, alívio e orgulho”, revela, em suas redes sociais, Sabino, que também já venceu as competições nacionais de Coffee in Good Spirits e, por duas vezes, a de Barista.

 

O direto executivo da BSCA, Vinicius Estrela, celebra o sucesso das competições de barismo no Brasil, em especial pela confiança dos produtores, que fornecem seus cafés especiais aos competidores, e dos baristas, que fazem o trabalho de conectar a produção ao consumidor final.

 

“A nossa mensagem ao mundo é que a BSCA, como entidade que representa os cafés especiais do Brasil, tem essa vocação de protagonismo, de inovação e de realizar trabalhos, como os campeonatos de barismo, para projetar nosso setor em todo mundo. O Thiago, agora, é o mais recente embaixador dos cafés especiais brasileiros, tendo a primeira atividade já agendada, que é a disputa do mundial de Brewers Cup, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio”, comenta.

 

Sabino também reconhece a relevância dos campeonatos e todo o trabalho de organização realizado para que eles se tornem realidade. “Agradeço a organização da BSCA. O evento estava incrível e sem vocês nada disso seria possível. Agradecimento especial a todos os voluntários e juízes, a quem externo meu total respeito e admiração pelo trabalho sério realizado”, reconhece o campeão.

 

O diretor executivo da BSCA recorda que, em seus quase três anos à frente da entidade, tem a grata satisfação de ver o Brasil ter produzido dois campeões mundiais: Boram Um e Dionatan de Almeida, vencedores dos Campeonatos Mundiais de Barismo e Cup Tasters, respectivamente.

 

“Eles vêm levando a imagem positiva do café especial brasileiro mundo a fora, assim como todos os competidores nacionais, que, no seu dia a dia, na sua jornada de trabalho, promovem os cafés especiais brasileiros aos consumidores. Faço votos para que o Thiago possa nos representar muito bem no mundial e levar, novamente, a bandeira do Brasil e o nosso café especial ao lugar mais importante da competição”, almeja Estrela.

 

O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup tem patrocínio do Sebrae, patrocínio ouro da Nescafé e bronze da Abigail Coffee Company. O café oficial da competição foi produzido pela Capadócia Coffees e o equipamento oficial veio da Bunn. O brew bar, onde foram apresentadas degustações e experiências com cafés especiais, contou com os patrocínios de Abigail Coffee Company, Amaro Café, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Pasquali Máquinas, Baristando, Baobá Cafés Especiais e Daterra Coffee. O apoio técnico veio de Achega Café, o de mídia da Revista Espresso e houve, ainda, o apoio para o “Fundo Social do IAC” da Daterra Coffee.

 

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

 

Latte Art e CIGS: ainda neste ano, entre os dias 4 e 6 de abril, a BSCA promoverá os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits, em Florianópolis (SC), no Oka Floripa Shopping.

 

BRAZIL. THE COFFEE NATION
Os campeonatos brasileiros de barismo integram as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés especiais e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

 

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) especial do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés especiais produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

 

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

 

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

 

A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

 

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Fotolegenda: Vaz (3º), Sabino (campeão) e Agrelli (vice) formaram o pódio do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup 2025.


Publicado: 25 Mar 2025 10:51 -0300
Atualizado: 25 Mar 2025 11:00 -0300



©2025 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br